Pilates para Crianças – Parte 1

A infância é uma excelente época para criar o hábito saudável de realizar exercícios físicos e fazer com que a criança enxergue o momento do treino como algo divertido e prazeroso de ser feito.

Deixando um pouco de lado o hábito de brincadeiras e jogos online, e aproveitando essa fase para melhorar as capacidades motoras, que serão essenciais para o desenvolvimento infantil.

Os treinos de pilates devem ser adaptados para a realidade infantil, transformando os exercícios em um momento benéfico para a saúde e ainda assim divertido de ser realizado. Além disso, é interessante que as turmas de pilates infantil sejam compostas apenas por crianças. Para que elas tenham oportunidade de aproveitar o exercício de forma lúdica e direcionada para a idade.

  • Cuidados com os treinos para crianças

Independente da modalidade, os treinos praticados por crianças devem ter acompanhamento de um profissional de educação física que irá avaliar a carga utilizada no exercício.

No pilates infantil, deve-se ter cuidado com os treinos que envolvem aparelhos com resistências de molas, para que não ocorra uma sobrecarga.

  • Benefícios dos treinos

Os treinos de pilates para crianças estão associados a diversos benefícios, entre eles:

  1. Gera maior consciência corporal;
  2. Fortalecimento;
  3. Ajuda a adquirir flexibilidade e resistência física;
  4. Evita e corrige maus hábitos posturais;
  5. Melhora a coordenação motora;
  6. Gasta energia;
  7. Proporciona um momento de socialização;

Os treinos de pilates oferecem exercícios que trabalham o corpo inteiro, e não oferecem contraindicações. A prática deve ser realizada por pelo menos 2 ou 3 vezes na semana. E seus benefícios começam a aparecer a partir da décima sessão.