Apesar de não ser uma prática muito comum, o Pilates pode ser feito em casa! Alguns exercícios só precisam de um colchonete e uma bola suíça, e a prática regular desses exercícios irá promover uma melhora postural e fortalecimento muscular.
Para alcançar seus objetivos com o Pilates, mesmo realizando os exercícios em casa como o curso Evolução Pilates é importante que você tenha cuidado com a execução correta! Por tanto, contraia o abdômen e inspire e expire corretamente em todos os movimentos realizados.
Conheça alguns dos exercícios que podem ser feitos em casa:
Elevação quadril
Deite-se com o joelho flexionado e os pés apoiados no chão, suba lentamente o cóccix, a lombar, e os ombros e levante uma das pernas em direção ao teto. Repita esse movimento 8 vezes com cada perna.
Abdominais
Deite-se com o corpo estendido e as pernas elevadas, apoie as mãos no rosto e eleve o tronco o máximo que conseguir em direção as pernas.
Faça oito repetições desse movimento.
Tesoura
Deite-se com as palmas das mãos apoiadas no colchonete, de modo que fiquem próximas ao quadril e esticadas.
Levante suas pernas em direção ao teto o mais reto possível, suba o tronco tencionando o abdômen, mova as pernas imitando uma tesoura vertical.
Prancha lateral
Deite-se de lado sobre o braço estendido, contraia o abdômen até deixar um espaço entre seu quadril e o chão. Mantenha o cotovelo no chão para dar estabilidade ao movimento, e as pernas devem ficar bem estendidas uma sobre a outra.
Fique cerca de 30 segundos nessa posição, e repita o movimento 8 vezes de cada lado.
Perdigueiro
Fique na posição de 4 apoios, inspire profundamente e eleve a mão esquerda e a perna direita. Mantenha sempre a coluna alinhada e os membros paralelos ao chão. Realize 3 séries de 12 repetições de cada lado.
Leg pull back
Deite-se de barriga para cima, apoie as mãos e os pés e eleve o tronco.
Com o pé esquerdo apoiado no chão, eleve a perna direita, mantenha-se nessa posição por 30 segundos e troque a perna a ser elevada.
Caso você não se sinta confortável de realizar essa posição, faça apenas a parte inicial sem a elevação da perna.
Nadador
Deite-se de barriga para baixo, mantenha braços e pernas estendidos, inspire! Feito isso eleve as pernas e braços de modo que não encostem no solo. Em seguida eleve a cabeça, mas sempre olhando para o solo.
Desças os membros superiores e inferiores alternadamente, realize 5 repetições sempre inspirando e espirando.
Esses exercícios podem ser incorporados a sua rotina, e proporcionarão um momento de muito relaxamento e alongamento do corpo.
Você pode aproveitar enquanto pratica e colocar uma música tranquila para preparar o ambiente para a atividade, ajudando a te proporcionar um momento ainda mais relaxante.
Lembre-se de se vestir adequadamente para que a roupa não dificulte os movimentos, e procure realizar seus treinos em casa em dias alternados, por pelo menos 3 vezes na semana, para obter o máximo de benefícios para o seu corpo e mente.